O primeiro teatro do Arraial do Porto da Cachoeira foi criado em 1883, com o nome de Teatro Comunitário. Sua instalação foi à Margem Esquerda, no antigo casarão do comendador José de Oliveira Gomes, onde naquela época estavam instalados armazéns pertencentes aos irmãos Porto.
Foi palco de grandes e majestosas peças, famosos cantores, bons músicos e artistas conhecidos pertencentes ao Teatro Ambulante, muito em voga na época.Passados alguns anos, sua sede foi transferida para a Margem Direita, recebendo o nome de. Santo Antônio, em uma grande casa alugada.
A construção de sua sede própria só foi iniciada em 1885, tendo como fundadores: Luiz Felippe de Franca, Antônio José da Costa Junior, João Jacynto de Aguiar e José Joaquim Gonçalves, que iniciaram sua construção, cuja previsão de término seria em 15 de abril de 1885. Não conseguiram cumprir o prazo e a obra ficou abandonada por 10 anos.
Somente em 28 de setembro de 1895 é que sua construção foi concluída, por força da Câmara Municipal, recebendo o atual nome de Teatro Municipal.
Um importante marco histórico da cidade, que remonta ao final do século XIX. Construído em 1895, após uma década de abandono da obra, o teatro foi uma importante plataforma para apresentações de artistas famosos, músicos e grupos teatrais itinerantes que passavam pela região. A arquitetura do prédio é imponente, com três grandes portas, localizado na rua Marechal Deodoro, próximo da estação.
Durante muitos anos, o Teatro Municipal foi o local de encontro da elite cultural da cidade, sendo um ponto de encontro para amantes das artes em geral. Desde a sua criação, o teatro tem sido palco de diversos espetáculos, desde peças teatrais a shows de música, de dança e outras formas de expressão artística.
O Teatro Municipal de Cachoeira Paulista é um local que merece ser visitado por quem aprecia a cultura e a história da cidade. Além de conhecer a bela arquitetura do edifício, é possível acompanhar as diversas apresentações que acontecem no local ao longo do ano, valorizando a arte e a cultura da região.